6 de dezembro de 2013

1918 * 2013



Nelson Rolihlahla Mandela foi um líder sul africano que se tornou conhecido mundialmente e fez história em seu país como principal representante do movimento antiapartheid. Tanta importância ele teve, que mais tarde se tornou presidente da África do Sul de 27 de abril de 1994 a 16 de junho de 1999.

Mandela é de etnia Xhosa e nasceu em 18 de julho de 1918 no vilarejo de Qunu, um distrito de Umtata que fica na região de Transkei. Assim que começou a frequentar a escola aos 7 anos de idade (inclusive foi o primeiro de sua família a ir à escola), ele recebeu o nome em inglês de Nelson.
Como estudante universitário de direito, ele se envolveu com a oposição ao regime da apartheid – negava a negros, mestiços e indianos direitos políticos, sociais e econômicos. Junto com Walter Sisulu e Oliver Tambo, além de outros, fundou a Liga Jovem do CNA.
Em 1948, foram eleitos os afrikaners (Partido Nacional) que apoiava a segregação racial, tornando Mandela mais ativo no CNA e tomando parte do Congresso do Povo (1995) que divulgou a Carta da Liberdade, que seria um documento contendo o programa fundamental como antiapartheid.
Mandela foi preso duas vezes. Primeiro em 1956, na qual seria condenado a morte pelo crime de traição, mas com a repercussão internacional, conseguiu ser libertado. Depois ele foi preso novamente em 5 de agosto de 1962, após se empenhar na formação da “Lança da Nação”, que seria um braço armado da CNA. Após passar por um processo judicial, ele foi condenado a prisão perpétua. Essa segunda prisão durou 27 anos e o preso 466/64, Nelson Mandela fez amizade com James Gregory, que era o carcereiro da prisão.
A liberdade do líder antiapartheid aconteceu em 1990, sob tutela do governo conciliador do presidente Frederik Willem de Klerk. Em 1992, o apartheid chegou ao fim, graças a Mandela e de Klerk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©